Timidez Patológica (Fobia Social)

48-68-lg
48-68-lg
48-68-lg

ISTO LHE PARECE FAMILIAR?

“Nunca consegui apresentar um trabalho em minha vida escolar, pois quando ia falar em frente da turma gaguejava, ficava vermelho, minha voz, todo o meu corpo tremia. De repente minha mente parecia ficar vazia, não me lembrava mais o que ia dizer e meu coração parecia querer sair pela boca. Tremia tanto que um papel não parava em minhas mãos. Comecei a evitar tais situações”.

“Comer num restaurante ou ir num banheiro público para a maioria das pessoas é uma coisa corriqueira, mas para mim, é praticamente impossível. Suava frio, tremia, e não conseguia. Tais atividades só me eram possíveis na minha própria casa”.

MAS AFINAL, O QUE É FOBIA SOCIAL?

É um medo excessivo e persistente de situações sociais ou de desempenho. A maioria das pessoas tem algum grau de constrangimento ou ansiedade em situações sociais, como numa entrevista para o emprego novo, ou para marcar encontro em um novo envolvimento emocional. Esta ansiedade ou timidez comum também pode ser seguida de alguns sintomas físicos passageiros como suor ou tremor nas mãos ou sentir disparar o coração. Porém nos indivíduos que sofrem desta doença psíquica, esta ansiedade interfere em sua vida diária e nos relacionamentos, causando preocupação e sofrimento. Além disto, tal medo excessivo é acompanhado por sintomas físicos variados, como tremor das mãos, da voz, boca seca, dor na “boca do estômago”, aperto no peito, palpitações, sudorese excessiva, “dor de cabeça”, súbita vontade de urinar ou evacuar. Os sintomas podem aumentar com a sensação de que “os outros estão notando que estou nervoso”. Algumas pessoas que sofrem de Fobia Social evitam todas as situações sociais, temendo sentirem-se constrangidas ou humilhadas. Entretanto, não é necessário temer todas as situações sociais para ter o diagnóstico de Fobia Social. Algumas pessoas podem ir tranqüilamente a uma festa e conhecer pessoas, porém desenvolverem uma enorme ansiedade ao escrever ou comer em público. Não é a situação que causa ansiedade, o ponto principal a ser abordado é como estes medos afetam a vida dos que dela sofrem, podendo causar prejuízos sociais e mesmo profissionais.

QUAIS SÃO ENTÃO OS SINTOMAS-CHAVE?

Um medo extremo de uma situação na qual seja necessário conhecer pessoas, onde você é o centro das atenções ou sente-se alvo de avaliação por outras pessoas.

Estas situações sociais temidas são vivenciadas com intensa ansiedade ou totalmente evitadas.

A ansiedade provocada pelas situações sociais é acompanhada por sintomas físicos como rubor, tremores, transpiração excessiva, palpitações, sensação de falta de ar, boca seca, súbito lapso de memória.

QUEM É AFETADO?

A Fobia Social pode começar já na infância. Tende a afetar homens e mulheres em igual proporção e em qualquer idade. Se você sente-se assim, você não está sozinho, pois estudos mostram que entre 5 e 13% da população geral sofre desse transtorno.

QUAIS SÃO AS CAUSAS?

Ainda não foi descoberta uma causa única para a Fobia Social, mas sabe-se que vários fatores biológicos e psicológicos podem contribuir para seu aparecimento. Uma das teorias refere que a substância serotonina, que transporta informações entre neurônios, pode estar em desequilíbrio nas pessoas que sofrem desse transtorno. Aliás, esta é a mesma substância que está implicada também no aparecimento de depressão e ansiedade. Outras teorias dizem que a Fobia Social pode ser familiar ou estar associada a evento social traumático no passado.

EXISTEM EXAMES PARA FAZER O DIAGNÓSTICO?

Não existem exames específicos para diagnosticar este transtorno. Seu diagnóstico é clínico, isto é, através da entrevista que o médico-especialista fará com o paciente e ou seus familiares.

COMO DIFERENCIAR A FOBIA SOCIAL DE OUTRAS DOENÇAS?

Na Fobia Social existe uma clara situação que causa ansiedade e esta situação está relacionada à presença de outras pessoas e a impressão de que estas estão julgando seu comportamento. Outros transtornos que podem parecer-se com Fobia Social são Fobias específicas, o Transtorno do Pânico e a própria Depressão. Além disto, algumas pessoas com Fobia Social podem usar bebidas alcoólicas ou outras drogas como uma maneira de tentar aliviar os sintomas de ansiedade. Sendo que, o álcool piora o problema.

QUAL O TRATAMENTO DA FOBIA SOCIAL?

Buscar ajuda o mais breve possível pode diminuir o dano emocional causado por este transtorno, também podendo evitar “saídas” ainda mais prejudiciais como o Alcoolismo ou Drogadição, além de prevenir outras complicações freqüentemente associadas à Fobia Social, como a Depressão. Com o tratamento, o paciente pode envolver-se nas atividades sociais até então evitadas ou enfrentadas com sofrimento.Os tratamentos eficazes consistem em medicação, terapia cognitivo-comportamental(aprender a mudar de hábitos que agravam o transtorno) ou ambas.

QUAL O CURSO DA DOENÇA?

Se não tratada, a doença pode ser incapacitante, impedindo que o indivíduo viva uma vida saudável, interagindo com outras pessoas, causando prejuízo na vida escolar, no trabalho e até mesmo dificultando o namoro e casamento. Em geral é um tratamento prolongado com boa resposta.

Dr. Juliano Szulc Nogara